quinta-feira, 28 de abril de 2022

Projeto de teatro e impacto social está selecionando escolas em Aracaju


A potência cultural das artes cênicas e da dramaturgia como ferramenta de conscientização e transformação social é a principal proposta de Tribos & Teatro, desenvolvido pela Rede Parceiros Voluntários. O projeto irá contemplar educadores e alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de quatro cidades brasileiras, e uma delas é Aracaju.

O objetivo é, através do acesso a informações sobre cultura, especialmente as artes cênicas, ampliar a visão de mundo e o fortalecimento das identidades, por meio de vivências culturais, como oficinas e espetáculos teatrais. A metodologia propõe o compartilhamento de conhecimentos, ideias e experiências de forma interativa, por meio de capacitações online e presencial de forma gratuita.

Na capacitação online de liderança juvenil serão desenvolvidos elementos como O que é Tribos; autoconhecimento; empreendedorismo social; voluntariado e Responsabilidade Social Individual (RSI); Design Thinking; e práticas de impacto social. Já a capacitação presencial, realizada através de oficinas de teatro, conta com elementos como linguagem teatral; jogos de desinibição; consciência corporal; improvisação de cenas; e produção e apresentação de um espetáculo de teatro no final da edição.

As capacitações online acontecerão pelo Google Meet: 4h para os educadores e 8h para os estudantes. Já as oficinas de teatro acontecem de forma presencial nas escolas participantes e contam com carga horária de 32h. Os encontros iniciam no final de maio para as turmas de educadores e, em junho, para os alunos. O resultado será a apresentação de um espetáculo teatral, com os alunos participantes, em cada escola.

De acordo com José Alfredo Nahas, superintendente da Rede Parceiros Voluntários, os educadores terão contato com metodologias ágeis para envolver alunos em projetos sociais; práticas de empatia; intensificação de rede de apoio entre professores de todo o país através de uma experiência acolhedora, e ainda receberão um certificado com chancela da UNESCO. Ele continua: — A vivência desperta nesses jovens um processo de empoderamento, no reconhecimento do seu protagonismo enquanto agentes transformadores de suas comunidades e do mundo.

As inscrições seguem abertas até o dia 30 de abril através dos links:
Educadores: https://bit.ly/3L8g7qt
Alunos: https://bit.ly/3EFPeYz
Mais informações em: https://bit.ly/39n8NcN

O projeto Tribos & Teatro é realizado pela Parceiros Voluntários com o patrocínio das empresas Brinks, DLL, Cyrela, Gerdau e IBM, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Sobre a Parceiros Voluntários: Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos e apartidária, criada há 25 anos no Rio Grande do Sul, com atuação em todo o Brasil. Atua com foco no desenvolvimento social sustentável das comunidades e territórios, através da cocriação de tecnologias sociais, projetos e soluções customizadas para seus parceiros – sejam eles empresas, escolas, órgãos governamentais, organizações da sociedade civil e para indivíduos que desejam exercer a prática do voluntariado – gerando impacto positivo para todo o ecossistema social.

Outras informações através de Ulla Ribeiro, da T3 Consultoria, através do número (79) 9 9146-4477.

Esse artigo apareceu primeiro em A Folha HojeProjeto de teatro e impacto social está selecionando escolas em Aracaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resultado da Lotofácil de Hoje Concurso 2720 – sábado (21/01)

O Resultado da Lotofácil concurso 2720 que ocorre neste sábado, dia 21 de janeiro (21/01) a partir das 20h no Espaço Loterias Caixa. Os n...